Bem Vindos ao blog da Manú. Este espaço é para os amigos, papais e mamães que perderam seus anjinhos!

quinta-feira, 10 de março de 2011

Mensagem de uma mãe para quem perdeu seu filho PREMATURO

Essa mensagem foi retirada do blog "Diario da mãe de um anjo"


Os filhos nascem sabendo que um dia perderão seus pais...mas um pai nunca está preparado para perder um filho...é a lei da vida.."Assim como uma mulher nunca mais é a mesma depois de ter um filho, uma mãe nunca mais é a mesma depois passar pela experiência de nunca mais ver o rosto de um filho...Passamos o resto de nossas vidas nos perguntando como seria? quem seria? com quem seria parecido? Mas mesmo nesta duvida a natureza nos dá o privilégio de escolher o quanto perfeito nosso filho seria... e assim vamos desenhando para eles o rosto mais belo, a carreira mais promissora e o caracter mais correto, pois um anjo jamais terá defeitos... 

Surgiu em minha vida como um raio de LUZ... Não se poupou a ser um bebezinho lindo, mesmo sendo prematuro... Chegou em forma de menino(a) e eu te chamei de Manuela. Mas no final era um anjinho... E foi ficando e lutando... usando suas forças e me ensinando a viver o sentimento mais lindo...De imediato transformou meu coração e toda a minha vida. Me entreguei à você minha filha... e vivi ao seu lado momentos de esperança e fé que nunca poderei esquecer... Mas, nesta caminhada não percebi que o teu brilho era diferente... Jamais imaginei que tua passagem na terra seria tão curta e tão intensa... Imagino que não quisesse partir... lutou pela vida... e eu via sua força e seu esforço... Mas logo foi se despedindo aos poucos... não se comunicava mais comigo como no começo... e foi deixando pra trás tantas pessoas que como eu, acreditava que você ia superar todas as dificuldades... E então... partiu... causando uma tristeza e uma saudade interminável... Me pergunto todos os dias se saberei viver sem você... E cada lágrima tem um sentido... um sentimento que dói no coração... Mas... mesmo entre lágrimas... eu te agradeço: OBRIGADA pela transformação que fez em minha vida... OBRIGADA por eu ter conhecido através de você, o verdadeiro significado do AMOR... OBRIGADA por ter me dado a oportunidade de ser a MÃE de alguém tão especial... Especial ao ponto do Papai do Céu desejar-lhe por perto... Hoje quando eu olho para o céu percebo o quanto está mais iluminado!!! Se aqui você já iluminou meus dias... imagine agora que está no céu... Agora minha filha... faça tudo o que pode... e brinque com os outros anjinhos que estão ai... apronte muito... a mamãe não vai brigar...  Aproveite também e fique muito no colinho do Papai do Céu... já que a mamãe não pode te dar colo... mas acredite... ERA TUDO O QUE A MAMÃE MAIS DESEJOU NESTA VIDA... além de cuidar de você, te dar todo esse amor que enche meu coração quando penso em ti e te proteger de qualquer coisa que pudesse não te fazer tão bem... E agora... você será o anjo da guarda da mamãe... olhando e vigiando para que a eu não fique aprontando... como eu faria contigo...  E estará também nos corações de todos os que nos ajudaram nesta luta tão grande... MANU... Na verdade, ainda não entendi bem... mas acredito que vai ajudar a mamãe... A única coisa que sei é que sinto uma dor TÃAAAO GRANDE... e não consigo deixar de chorar e sofrer... Mas prometo meu amor, que farei sempre um grande esforço para continuar a sorrir... como sorria quando te sentia mexendo quando ainda estava crescendo dentro do meu ventre. No meu coração ficará eternamente gravado... e jamais me esquecerei da emoção que senti ao ouvir o teu coração batendo forte, suas mexidas e chutinhos, teu choro ao nascer, que soou como musica aos meus ouvidos, teus olhinhos me olhando, suas perninhas e bracinhos agitadinhos quando me sentia por perto... Beijos mINHA filhA... Sua mãezinha que te ama muito e ainda sofre com a mesma intensidade por sua ausência...Para a morte de um filho não há cura, tratamento, nem alívio para a dor. A morte de um filho faz sofrer o coração até o fim. Fim que não chega nunca. Morre-se um pouco todos os dias. Enlouquece-se de dor, sem se perder a razão.
Dizem que mãe não deveria chorar a morte do filho, mas a dor desta perda é um pranto sem lágrimas, um lamento silencioso.
Um verso de Chico Buarque diz que “a saudade é arrumar o quarto/ do filho que já morreu”. Arrumei o quarto dele, antes mesmo de saber que já estava morto. Talvez, no íntimo ja o soubesse.

Mas essa não é a maior dor. A saudade do filho que já morreu é a dor de todas as dores. Pensei que pudesse esconder tal dor, mas, no fundo dos olhos o brilho se apagou, e a lágrima é a dor que transborda, que afoga e sufoca. Vejo a vida de meu filho ir-se não de uma vez, mas todas as vezes que me deparo com alguma criança que teria a idade dela hoje. Imaginar como ela estaria.. Vendo ali as outras crianças correndo, brincando é quase que impossível.

Conto essa história sem mágoas, ódios ou rancores. Mas a angústia que sinto, ao recordar o rostinho do meu bebê e a falta que ela me faz e de como minha filha se foi tão cedo, às vezes me faz fraquejar. Porém, surpreendentemente, Deus me concede uma inexplicável força para ir em frente com a determinação de quem não se entregou à maior dor que uma mãe pode sentir.. a dor de ficar sem o seu próprio eu..

E só quem prestar muita atenção perceberá lá no fundo dos meus olhos, a dor, aquela, maior de todas.


2 comentários:

  1. Sim também perdi minha Heloisa926 semanas0 em 10/11/10 e venho sofrendo muito,mas sei que Deus me consola...

    ResponderExcluir
  2. Flor, pode ter certeza de que Deus está ao seu lado te apoiando, e seu anjinho também!

    Sei que é difícil, mas tenha fé e forças para seguir em frente... tudo vai ficar bem! Falo isso por experiência, pois minha filha nasceu de 30 semanas e vai fazer oito meses que ela me deixou. Ainda dói muito, mas hoje estou bem melhor!
    Espero que seja assim com você também.

    Fique em paz, bjs!

    ResponderExcluir