Bem Vindos ao blog da Manú. Este espaço é para os amigos, papais e mamães que perderam seus anjinhos!

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Mortalidade Perinatal

Assisti a uma reportagem na TV que fala sobre a taxa de mortalidade perinatal que reduziu no Estado de São Paulo na última década.

"Em dez anos, o índice reduziu em 25% no estado, no período compreendido entre a 22° semana de gestação e os sete primeiros dias de vida. Na grande São Paulo, a taxa caiu de 18,5% para 13,8%, o que significa 4.700 mortes a menos. Cerca da metade dos óbitos dos recém nascidos acontecem na primeira semana após o parto. O motivo para essa queda é a ampliação do numero de gestantes assistidas, e que fizeram ao menos sete consultas de pré-natais nas UBS."

Fonte do texto: Veja-Abril
Assista também ao video exibido no SP TV, da Globo.




O que tenho a dizer sobre isso é que é muito bom que esteja havendo menos óbitos de crianças durante a gestação e nos primeiros dias de vida. Mas que infelizmente esse numero ainda é alto, e muitas mães, muitas familias ainda sofrem com a perda de seus filhos.
Eu nunca tinha parado para ver esse tipo de noticia, nem dava muita importância, mas depois que perdi minha filha coisas assim me chamam a atenção. E mesmo que esses numeros tenham caido, pra mim assim como pra tantas mães, esses numeros não querem dizer muita coisa, pois muitos de nossos anjinhos estão dentro dessas estatísticas. Hoje, eles são só números...


E mais do que isso, a mortalidade de bebês vem ocorrendo também por muitos outros motivos, como erro medico por exemplo. 
Tenho visto muitos casos de bebês que morrem porque demoraram pra nascer, e isso acontece porque os hospitais mandam as mães de volta para casa dizendo que ainda não é a hora, e quando vê já é tarde demais! Há casos de infecções hospitalar, que muitos omitem, mascaram a situação colocando a culpa em algum problema que o bebê já tinha... enfim, acho que só ficarei contente quando esse índice estiver a zero, e não houver mais mortalidade perinatal ou qualquer tipo de mortalidade infantil.



2 comentários:

  1. Minha sogra sofreu o que vc relatou no post,o bebe dela era saudável e morreu porque o médico simplesmente disse que não era hora e deu um remédio pra acalmar a dor,no outro dia era tarde demais.
    Minha filha faleceu por infecção hospitalar,descobri quando vi as causas da morte no atestado de óbito e pesquisei na net o que significava.Ela estava frágil mas o que agravou a situação mesmo foi a infecção que causou muitos outros problemas nela.
    Mas acima de tudo está a permissão de Deus né,Ele quem permitiu,e um dia Ele vai nos explicar o porque de tudo.
    Queira Deus que um dia esse índice seja 0%,e mulheres como nós não venham sofrer tanto.
    bjs

    ResponderExcluir
  2. Essas pesquisas só falam sobre os índices que cairam e tal, mas esquecem de dizer o motivo dessa mortalidade.
    Há muita negligencia por aí, e muitas mortes poderiam ser evitadas. E quem fica com a dor, somos nós!

    Mas como você disse, Deus é quem permite tudo, e se for da vontade d'Ele, então não temos que questionar!

    Um grande abraço pra você flor, e tenha um lindo final de semana!
    Bjs

    ResponderExcluir